FICHA TÉCNICA
Emissora de TV: Globo
País de Origem: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama, romance
Classificação: 12 anos
ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "Caminho das Índias".
Maya já possui idade para se casar, e seus pais o comerciante de perfumes Manu Meetha e Kochi, procuram um bom marido para ela. Assim como toda indiana, Maya acreditava que os pais seriam as melhores pessoas para escolher seu futuro marido, até ela conhecer Bahuan. Agora a jovem estava disposta a impor suas vontades à família, mas não compreendia porque Bahuan não se demonstrava interessado no que a moça estava disposta a fazer. Só foi entender o motivo quando descobre as origens do jovem. Maya e Bahuan planejaram o futuro juntos, mas por ironia do destino, eram surpreendidos a todo momento.
Bahuan investe em sua carreira e se tona sócio da empresa brasileira Cadore. Ele abandona a amada sem saber que ela estava grávida de um filho seu, com a promessa de retornar em um ano. Maya então se casa com Raj, sonho de seus pais. Raj é filho de Opash, um rico comerciante e defensor do sistema de castas, e de Indira Ananda. A família de Raj fez de tudo para atrapalhar o relacionamento de Bahuan e Maya; mas também tem seus problemas: Ravi, o filho homem mais novo se apaixonou pela brasileira Camila e os dois se casam em um ritual escondidos da família, e ela agora mora na Índia. Chanti, a filha mais nova agora é preparada para o casamento, algo que ela não quer, já que possui o sonho de mudar para outros países e ter uma vida independente. Laksmi, mãe de Opash, é a figura mais importante da casa, e seu passatempo preferido é mandar e implicar com Indira embora seja sempre contrariada por Karan, seu cunhado, irmão de seu falecido marido.
Raj se apaixona pela brasileira Duda, mas eles não poderão ser felizes juntos, devido ao casamento arranjado de Raj com Maya. Duda resolve lutar contra os preconceitos e costumes da família de Raj, chegando até a engravidar dele, porém a moça foi abandonada sem Raj saber. Posteriormente Duda se apaixonou por Lucas, o médico que salvou seu filho da morte, fazendo uma perigosa cirurgia.
Maya muda-se para a casa de Raj, e lá sofre com as implicâncias da sogra Indira. Maya consegue ter seu filho e manter segredo sobre a paternidade com a ajuda de sua mãe, Kochi, que passa por cima das tradições para defender sua família. Maya se apaixona por Raj, e com a volta de Bahuan, ela sofre com suas investidas. Bahuan não sabe que é o pai do filho de Maya, e não se conforma por ter perdido a amada, causando situações embaraçosas e desafiando Raj a todo momento, sem que este entenda suas atitudes. Bahuan então alimenta sentimentos de ódio e vingança contra Maya e os Ananda.
Bahuan se casa com a filha de um rico banqueiro, Shivani, uma jovem indiana moderna e sofisticada, que estudou no exterior e não segue as tradições. Shankar orienta Bahuan a seguir o seu caminho e buscar a paz, e sempre se coloca em sua defesa quando ele sofre discriminação por ser um dalit. Adepto de uma releitura dos textos sagrados e de uma maior harmonia entre os homens, independentemente de classes sociais, Shankar se transforma no principal inimigo de Opash, que atribui ao brâmane a responsabilidade pelos desvios de conduta na sua família.
Próximo do fim da trama, Maya conta toda a verdade a Raj que, desesperado, decide viajar com seu time de polo para participar de um jogo em outra região. O trem que transportava os jogadores sofre um atentado e Raj é dado como morto, sua família inclusive realiza um ritual de funeral. Achando que o marido havia morrido, Maya resolve entregar a filha para Bahuan, mas chega atrasada e volta para casa. Opash encontra uma carta escrita por Maya endereçada ao marido onde conta toda a verdade; o sogro então expulsa Maya da sua casa.
Em uma discussão entre Opash e Shankar, e antes que um primeiro golpe seja dado, Laksmi revela que Shankar é pai Opash. O comerciante se rende, e pai e filho se abraçam. Raj é internado inconsciente em um hospital distante. Após se recuperar, Raj decide voltar, e, ao saber da expulsão de Maya de sua casa, ele sai à sua procura e a perdoa. Levando-a de volta para sua casa, Raj surpreende duplamente a família que volta a viver feliz. Duda resolve não revelar a Raj que teve um filho com ele, e termina feliz ao lado de Lucas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
"Caminho das Índias" foi muito além da história entre Maya, Bahuan e Raj, mostrou como os indianos levam a vida e seus costumes; os personagens em suas falas usavam muitas expressões típicas da Índia. A trama apresentou outras histórias secundárias, tanto aqui no Brasil como na Índia. O maior erro da trama foi cometido no seu fim: foi muita coisa para ser explicada no último capítulo, tudo ficou muito compactado e rápido, deixando muitas coisas no ar confundindo muitos telespectadores, deveriam ter planejado melhor o último capítulo da trama. Tirando isso, foi mais uma boa produção da Globo.
NOTA
★★★★☆
0 Comments:
Postar um comentário