FICHA TÉCNICA
Emissora de TV: Globo
País de Origem: Brasil
Ano: 2006
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "Páginas da Vida", caso não queira lê-los, pule para as considerações finais.
Escrita por Manoel Carlos, "Páginas da Vida" começa contando a história de Fernanda, uma jovem que estuda História de Arte em Amisterdã, onde conhece Leo, também estudante, com quem começa a namorar; e Olívia, que estava passando lua de meu na cidade. Ao descobrir que está grávida, Nanada conta para Leo, que temendo o seu futuro, e a relação com seu pai, abandona a namorada. Fernanda então retorna ao Brasil passa a conviver com sua fria mãe Marta, e o seu pai Alex, o único que lhe dava apoio. Fernanda sofre um trágico acidente, e é levada as peças até um hospital, onde trabalha a médica Helena, que acaba realizando as pressas o parto da garota, que estava grávida de gêmeos e perdia muito sangue. A médica consegue fazer o parto das crianças, mas não consegue salvar Nanda.
Helena faz alguns exames nas crianças e descobre que a menina possuía síndrome de Down. Marta estava em estado de choque com a morte da filha, e ao saber da doença da neta, imediatamente passou a rejeitar a criança. Horrorizada com a reação da avó, Helena adota a criança (Clara), enquanto Marta fica com o neto (Francisco) e inventa uma história para a família que a outra criança havia morrido. Francisco sofre nas mãos da avó, enquanto o avô Alex o da muito carinho. Sabendo da mentira de Marta, Helena não toma nenhuma atitude com medo de perder Clara para a avó.
5 anos depois, Olívia já separada, começa a ter um relacionamento com Leo, que retorna ao Brasil em busca dos filhos. Helena toma conhecimento do fato, e viverá um grande dilema: revela ou não a Leo que Clara é sua filha. Do outro lado, Marta tenta provar de todo jeito que sua neta está morta, chegando a colocar uma placa no cemitério com o seu nome. Muito desequilibrada, Marta chega a vender Francisco para o pai (Leo) por um milhão de reais; e também ataca seu marido Alex com uma faca.
Os espírito de Fernanda atormenta a mãe, para que ela junte novamente seus filhos. Fernanda cuidará dos filhos, fazendo com que eles se tornem amigos, além de proteger Helena das maldades de.
No final, Helena consegue finalmente ficar com a guarda de Clara, e vai viver com o médico Diogo, o grande amor de sua vida. Alex se separa de Marta e fica com a guarda de Francisco. Marta começa a enlouquecer, e é amparada pelo espírito da filha, que termina a trama feliz vendo seus filhos Francisco e Clara unidos crescendo juntos como irmãos.
O grande destaque desta novela sem dúvidas foi a atriz Lilian Cabral, que deu vida a forte personagem Marta. Regina Duarte também teve uma grande atuação, conseguindo passar para o público todo o carinho e a atenção da médica Helena. Do outro lado, mesmo com um elenco de peso, a grande maioria dos atores interpretaram personagens totalmente apagados durante toda a novela.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Além de tratar de um tema já delicado como a síndrome de Down, a anorexia também marcou presença em "Páginas da Vida". Devido a sua grande extensão (203 capítulos), em alguns momentos a novela teve um desenvolvimento muito lento, sem contar as outras histórias paralelas da trama que não empolgaram nem um pouco. Algo que merece uma menção especial, eram as histórias de vidas reais que eram apresentadas no final de cada capítulo, todas com temas relacionados à novela. Mesmo que o destaque da novela ficasse restrito a pouquíssimos personagens, o fato é que "Páginas da Vida" conseguiu atingir o seu objetivo: emocionar o público.
NOTA
★★★★☆
0 Comments:
Postar um comentário