segunda-feira, 14 de julho de 2014

Análise da novela "Paraíso Tropical"


FICHA TÉCNICA
Emissora de TV: Globo
País de Origem: Brasil
Ano: 2007
Gênero: Ação
Classificação: 14 anos

ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "Paraíso Tropical".

"Paraíso Tropical" é uma novela que foi escrita pelos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares e exibida pela Rede Globo no horário nobre. Antenor Cavalcanti é um rico empresário, filho de um ex-presidiário com quem gosta de manter distância. O único filho que Antenor teve, morreu aos dezesseis anos, e ele pensa em Daniel Bastos (filho do seu caseiro) como um possível herdeiro de suas empresas. Apesar de ser casado, Antenor possui uma amante, advogada do Grupo Cavalcanti, e ainda assim se envolve com outras mulheres.

Olavo, sobrinho de Antenor não aceita o fato do tio escolher o filho do caseiro como seu herdeiro, sendo capaz de fazer tudo para um dia conseguir o comando das empresas de Antenor. Para isso, Olavo pratica vários golpes contra Daniel, afetando até mesmo seu relacionamento amoroso com Paula. Paula é filha de uma cafetina que comanda um bordel onde diversas garotas trabalham, sendo que uma delas se relacionará com Olavo: trata-se de Bebel. Bebel é uma boa pessoa, mas é capaz de fazer tudo pelo amor de sua vida (Olavo).

Após a morte da mãe, Paula descobre que a dona do bordel na verdade não era sua mãe verdadeira, a  mocinha então vai em busca de sua família verdadeira. Paula descobre a existência de uma irmã gêmea, trata-se de Taís, uma pessoa muito ambiciosa. Paula e Daniel iriam se casar, porém no dia da cerimônia, Taís e seu amante Ivan sequestram Paula e forjam um acidente no mar; Taís então se coloca no lugar de Paula. Olavo encontra Paula e a interna em um hospício. Ciente da falcatrua feita por Taís, Olavo passa a ameaça-la constantemente. Tais é descoberta, e sem o apoio de Ivan, tenta fugir do país porém é assassinada misteriosamente.

Olavo e Bebel planejam um golpe contra Antenor. Bebel seduz o empresário e afirma estar grávida dele e os dois acabam se casando. O fim da trama é marcado pela queda do vilão Olavo: desmascarado por Daniel, Olavo confessa ter matado Taís, já que a jovem o ameaçou (ou Olavo lhe dava dinheiro, ou ela contaria para todos que Ivan era filho de Antenor). Ivan dá um tiro em Olavo, e acaba também recebendo um, os dois falecem.

Bebel é presa por falsificar um exame de DNA e fica um ano na cadeia. Saindo de lá, ela conhece um rico deputado federal, com quem acaba se casando (interessada em seu dinheiro) e se muda para Brasília. Lá, ela vira assessora parlamentar; rouba muitos euros, dólares e reais; vira amante de vários milionário; e chega até mesmo a posar nua. Porém, Bebel nunca se esqueceu de Olavo e do aborto que sofreu na cadeia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com um bom elenco, e uma história envolvente, "Paraíso Tropical" ao longo de sua exibição foi se mostrando uma boa novela. Apesar de todas as histórias entrelaçadas, o que realmente marcou a trama foram os personagens Bebel e Olavo, a primeira pelo seu jeito descontraído e bem humorado,  o segundo devido aos seus planos; os protagonistas mesmo ficaram bem apagados durante toda a novela. No geral, os atores tiveram uma boa atuação durante toda a trama.

NOTA
★★★★☆

0 Comments:

Postar um comentário

Notas

Tudo o que é analisado aqui no blog, no final recebe uma nota, que varia de 1 a 5:
★☆☆☆☆
★★☆☆☆
★★★☆☆
★★★★☆
★★★★★
Tecnologia do Blogger.