segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Análise da série "Better Call Saul" - Primeira temporada


FICHA TÉCNICA
Emissora de TV: AMC
País de Origem: Estados Unicos
Ano: 2015
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos

ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "Better Call Saul", caso não queira lê-los, pule para as considerações finais.

"Better Call Saul" inicia mostrando acontecimentos após o final de Breaking Bad, com o advogado Saul Goodman assumindo uma nova identidade, bem longe da cidade de Albuquerque. Saul agora trabalha em uma lanchonete, mas ainda não consegue ter uma vida tranquila (após tudo o que ocorreu em BrBa).

Antes de se tornar o conhecido advogado, Saul Goodman passou muitas dificuldades no começo da carreira, quando era conhecido como Jimmy McGill. Com um carro em péssimas condições, e um escritório no fundo de um salão de beleza, Jimmy encontra dificuldades para conseguir clientes, e enquanto isso, suas contas atrasadas não param de chegar. Não demora muito para encontrarmos o ex-policial Mike, que trabalha no estacionamento do tribunal e será uma pedra no sapato de Jimmy, tudo por causa se alguns adesivos. Logo conhecemos Chuck, irmão de Jimmy e sócio do imenso escritório de advocacia "Hamlin, Hamlin & McGill". Chuck não passa um bom momento financeiro e Jimmy quer que ele venda a sua parte do escritório, já que ele não comparece lá a um bom tempo.

Jimmy acaba sendo vítima de um golpe planejado por dois esqueitistas, que simularam um acidente de trânsito. Apesar de tudo, Jimmy é um cara espeto, e logo percebe toda a armação. Precisando de dinheiro, ele combina com os dois garotos para simularem um acidente com Betsy Kettleman. Saul planeja uma vingança, após aconselhar o tesoureiro do condado Craig Kettleman e sua mulher Betsy a procurarem um advogado já que US$ 1.6 milhões desapareceu da tesouraria. Posteriormente Jimmy vê o casal no "Hamlin, Hamlin & McGill", ou simplesmente HHM.

Acontece que os garotos simulam o acidente com a pessoa errada. O alvo passa direto, sem prestar socorro, e os dois garotos então vão atrás do carro, e logo se descobre que quem o conduzia era a avó de Tuco Salamanca. Jimmy consegue localizar os garotos e acaba se envolvendo em toda a confusão. Jimmy tenta negociar com Tuco, que quer matar os garotos. Utilizando-se do princípio da proporcionalidade em um diálogo com Tuco, o advogado consegue um dano menor: duas pernas quebradas, uma em cada um dos garotos. Foi muito bem bolada esta inserção de Tuco na série, o que deve surpreender e ao mesmo tempo agradar os fãs.

Nacho, um dos comparsas de Tuco, vai atrás de Jimmy e lhe propõe dar parte do ganho caso ele o ajude a roubar o dinheiro roubado pelos Kettlemans. Jimmy alega ser um advogado não um criminoso, mas mesmo assim Nacho deixa o seu número de telefone anotado antes de ir embora. No meio da noite, Jimmy liga para a advogada Kim, para alertar que os mais recentes clientes da HHM poderiam sofrer algum dano após a suspeita de roubo ter se tornada pública. Jimmy preocupado com o que pudesse acontecer, vai até um orelhão e liga para a família alertando sobre o possível roubo que eles iriam sofrer. Esta é uma cena muito engraçada, já que Jimmy tenta várias vezes disfarçar sua voz para passar a mensagem, e percebendo que o casal não perceberia o alerta, ele então deixa sua voz limpa e diz tudo muito rapidamente.

Os Kettlemans somem, Nacho é preso como principal suspeito, após ser visto duas noites seguidas em uma vã na porta da residência da família. Jimmy é levado até Nacho por alguns policiais para tentar fazer com que seu cliente diga onde a família se encontra. Em uma conversa, ele descobre que não foi Nacho quem sequestrou a família. Kim convida Jimmy para ir até a casa dos Kettlemans para tentar comovê-lo. No local Jimmy dá falta de uma boneca, que aparece junto com a filha do casal em todas as fotos, e insinua que a própria família forjou um sequestro. Em uma nova confusão com Mike, os policiais tentam armar para cima de Jimmy, mas Mike acredita na tese defendida por Jimmy, e lhe dá dicas para encontrar a família.

Jimmy acaba encontrado os Kettlemans acampados no meio de uma floresta, e junto com eles bola uma história para justificar o desaparecimento. Os Kettlemans dão a Jimmy uma quantia em dinheiro e ele logo manda fazer um terno igual ao de Howard Hamlin e um outdoor com uma identidade visual muito semelhante a da HHM. Howard acusa Jimmy de tentar enganar seus clientes, e uma juíza obriga Jimmy a retirar o seu outdoor. Indignado, Jimmy liga para vários veículos de comunicação para narrar o fato pelo qual ele estava passando, mas nenhum se interessa na história. Jimmy então contrata alguns estudantes de cinema para gravar um depoimento em frente ao seu anúncio. No momento da gravação, um trabalhador que retirava o outdoor acaba caindo, ficando pendurado apenas por um cinto de segurança. Jimmy sobe até o outdoor e salva a vida do trabalhador. Resultado: seu nome apareceu em todos os jornais e programas de TV, que enalteceram a atitude heroica do advogado. As notícias acabaram fazendo uma propaganda gratuita para Jimmy, tornando o advogado um pouco mais popular.

Jimmy, ao levar os jornais para ser irmão Chuck, recolhe aquele que falava sobre o seu ato heroico. Ao ser questionado sobre a ausência do jornal local, Jimmy diz para o irmão que veio faltando o jornal de Albuquerque. Assim que Jimmy vai embora, Chuck vai até o vizinho da frente e pega o jornal, deixando o deu valor em dinheiro debaixo de uma pedra. A polícia então vai atrás de Chuck, que passa mal e vai parar em um hospital. É ai que descobrimos porque ele possui todos aqueles atos esquisitos: Chuck tem hipersensibilidade eletromagnética, uma doença que faz com que ele sofra dores, náuseas, queimação na pele ao ser exposto a qualquer tipo de electromagnetismo. Após toda a repercussão, muitos clientes procuram Jimmy, e ele decide se especializar em direito do idoso.

No sexto episódio conhecemos um pouco do passado de Mike. Enquanto atuava como policial na cidade da Filadélfia, Mike vivia cercado de policiais corruptos, que conseguiam dinheiro sujo com muita facilidade, e sem ter outra escolha, Mike também fazia parte do grupo. Matt, filho de Mike, casou-se com Stacey com quem teve uma filha. Matt seguiu os passos do pai e também se tornou policial. Acontece que Matt não aceitava a corrupção dos colegas, que o forçava a entrar na jogada. Consultando o pai, Matt descobre que ele também era corrupto. Mike tentou impedir de todas as maneiras que o filho denunciasse os colegas, mas não foi o suficiente. Dias depois, Matt é morto durante uma operação policial em um bairro perigoso da cidade. Mike sabia quem eram os autores da morte do seu filho e foi atrás dos outros dois policiais, que estavam junto com o seu filho durante a operação, matando-os. Depois de todos estes acontecimentos, Mike mudou para Albuquerque, local para onde sua nora Stacey e sua neta, Kaylee estavam. Voltando ao presente, dois detetives da Filadélfia vieram a Albuquerque para interrogar Mike. Mike exige a presença de um advogado, e pede para que liguem para Jimmy McGill. Assim que Jimmy chegou, Mike lhe explica que não queria seus serviços, queria que ele apenas derramasse café em um dos investigadores. A princípio Jimmy nega, mas como ele estava em débito com Mike, faz tudo como estava planejado. No momento em que Mike seca o investigador, ele consegue pegar o seu caderno de anotações. Posteriormente os dois entregam o caderno para o investigador alegando que ele estava perdido no estacionamento. Ao aprofundar desta forma no passado de Mike, dá para se ter uma ideia da importância que o personagem terá para a série.

Os Kettlemans vão novamente até a HHM, onde Kim apresenta para o casal uma proposta irrecusável, caso eles entreguem todo o dinheiro roubado. O casal insiste que não roubaram nada e dispensam os serviços de Kim. A advogada é então demitida da HHM, por ter perdido os clientes. O casal Kettleman vai atrás de Jimmy e quer a todo custo que o advogado siga com o processo defendendo a inocência do casal. Como Jimmy sabe que o dinheiro está com eles, ele liga para Kim e conta que o casal está procurando-o. Kim explica para Jimmy a grande proposta que ela conseguiu no tribunal para eles, e pede para que o amigo insista para que eles procurem-na novamente. Vendo que não conseguiria isto, Jimmy arama um plano junto com Mike. O ex-policial descobre onde todo o dinheiro estava guardado, e invade a casa do casal à noite e rouba toda a quantia. Ao levar o dinheiro para Jimmy, ele coloca no saco a parte que o casal lhe pagou, e encaminha toda a quantia para o tribunal. Jimmy vai até a casa do casal e insinua que sabe onde o dinheiro estava escondido. Ao revelar que entregou todo o dinheiro no tribunal, ele convence o casal a procurar novamente Kim. Com isto a advogada é recontratada na HHM.

Jimmy passa a frequentar a Sandpiper Crossing, e outras rede de casas de assistência que acolhem idosos, onde ele acaba interagindo com as pessoas que lá moram, oferecendo-lhe seus serviços, com foco na elaboração de testamentos. Atendendo uma cliente, que não tinha dinheiro suficiente da sua pensão mensal para pagar por seus serviços. Jimmy acha isto estranho e acaba comparando as contas de vários idosos que moram no local. Jimmy então se dirige até a casa de Chuck, para analisar alguns documentos de seus clientes que ele ali havia deixado anteriormente. Jimmy compartilha com Chuck a sua descoberta da fraude. Chuck apoia Jimmy e diz que se ele conseguir mais uma porção de provas, ele conseguirá chegar ao tribunal. Jimmy retorna até Sandpiper Crossing, mas é impedido de entrar. Ao observar que na sala ao lado os documentos que comprovavam a fraude estavam sendo destruídos em uma fragmentadora de papel, o advogado pede para frequentar o banheiro, onde acaba escrevendo uma carta de demanda na parte de trás do seu bloco de anotações e em um pedaço de papel higiênico. Ele entrega o documento a uma funcionária e é expulso do local. À noite, Jimmy volta ao local para procurar no lixo os documentos destruídos. Depois de muito sufoco, ele acaba encontrando o que queria e retorna à casa de Chuck, onde pretende organizar as tiras de papel. Jimmy acaba dormindo, e quando acorda no outro dia, vê um documento recuperado por seu irmão. Chuck então decide ajudar Jimmy neste caso. A equipe de advogados da casa de assistência se reúne na casa de Chuck para discutir com os dois sobre um acordo. Chuck escuta toda a negociação de Jimmy com os outros advogados, e no final faz sua proposta: 20 milhões de dólares. Obviamente a grande quantia não é aceita, e os dois irmãos começam a trabalhar para levar o caso ao tribunal.

Jimmy e o advogado da casa de assistência vão conversar com um juiz, que acaba dando a razão para Jimmy. Chuck diz para seu irmão que o caso está ficando grande de mais para os dois, e sugere que a HHM os ajude. Jimmy em um primeiro momento recusa a proposta, mas logo é convencido pelo irmão. Durante a noite, enquanto Jimmy dormia, Chuck sai da sua casa, vai até a caixa de correio, pega o telefone de Jimmy e faz uma ligação misteriosa. No dia seguinte. Jimmy faz de tudo para que Chuck se sinta bem e vá até a HMM com ele, revestindo até mesmo o paletó do irmão com a "manta espacial". O escritório de advocacia também se preparou para receber o seu sócio, desligando tudo que pudesse conter ondas eletromagnéticas. Ao chegar à HMM, Chuck tem uma grande recepção. Na sala de reunião, Jimmy e Chuck explicam para Hamlin e os demais toda a situação. Uma proposta é feita para Jimmy, deixando-o fora do caso, mas garantindo que ele receberia pelo trabalho já feito, e também uma quantia no final do processo, caso eles ganhassem o caso. Jimmy fica frustrado, já que achava que ele e o irmão trabalhariam juntos na HHM, e rejeita a proposta. Enquanto isso, Mike é contratado junto com outros dois homens por um veterinário para fazer a proteção de um cliente durante uma entrega de pílulas. Os dois homens acabam caçoando de Mike pelo fato dele estar desarmado, mas o ex-policial é muito espeto, e acaba imobilizando os dois com facilidade. Somente Mike vai como segurança, e faz com que o trato aconteça exatamente como havia sido combinado anteriormente. Mike sendo Mike, não é mesmo?

Depois de muito pensar e receber um conselho de Kim, Jimmy resolve aceitar a proposta. Jimmy vai até a casa de Chuck e conta para ele sua decisão. Chuck é a favor da escolha feita pelo irmão. Jimmy então insinua que Chuck abandone a HHM, após a sua grande recepção calorosa, ninguém gostaria de ver Chuck fora da HHM. Chuck fica em dúvidas, mas logo Jimmy percebe que o irmão não tem interesse em ajudá-lo. Jimmy conta para Chuck que descobriu que ele havia utilizado o seu telefone, após encontrá-lo descarregado na caixa dos correios (Jimmy sempre desligava o aparelho). Jimmy então ligou para operadora e descobriu que havia sido feita uma ligação para Howard, e a única pessoa que poderia ter feito isto era Chuck. Furioso, Jimmy acusa Chuck de ter pedido a Howard que não permitisse que ele trabalhasse no seu caso, assim como o irmão havia feito anos atrás, impedindo sua contratação na HHM quando ele passou no exame da ordem. Chuck imediatamente diz para Jimmy que ele não é um advogado de verdade. Um pouco mais calmo, Jimmy diz para Chuck que trouxe alguns alimentos suficientes para os próximos dias, mas depois disto, ele terá de cuidar de si mesmo. Jimmy vai embora sem dar atenção para o irmão.

Jimmy vai até a HHM e entrega para Howard o caso contra Sandpiper Crossing, junto com uma lista detalhada das coisas que ele fazia para Chuck diariamente. Jimmy então viaja para sua cidade natal, Cicero, onde acaba se encontrando com um antigo amigo, Marco. Juntos, eles se divertem muito, aplicando golpes nas pessoas e ganhando muito dinheiro, Antes de Jimmy virar advogado e mudar para Albuquerque, os dois ganhavam dinheiro fazendo este tipo de atividade. O serviço acaba chamando Jimmy de volta para Albuquerque, mas Marco propõe que eles realizem um último golpe. Durante o plano, Marco sofre um infarto e morre. Jimmy até tenta chamar o serviço de emergência, mas nada mais poderia ser feito. Durante o funeral, Jimmy exibe um anel, que Marco havia dado anteriormente para sua mãe. A carga dramática atinge o huge neste ponto da série, logo no último capítulo.

Kim liga para Jimmy contando-lhe que o tamanho do caso contra Sandpiper Crossing fez com que a HHM contratasse um outro escritório para auxiliá-los, Davis e Main. Ela ainda diz que os sócios de Davis e Main sabem tudo sobre ele, e querem oferecer uma posição como sócio. Jimmy agradece a Kim. De volta a Albuquerque, Jimmy encontra com o funcionário contratado por Howard levando caixas de documentos para Chuck. Na sequencia, Jimmy direciona-se para o local da reunião, mas antes de entrar no prédio, muda de ideia. Saindo do estacionamento, ele conversa com Mike questionando-o porque eles não dividiram o dinheiro dos Kettlemans. Mike relembra que Jimmy desejou fazer o que era certo, e que ele foi contratado para fazer um serviço, e nada mais. Jimmy então afirma que nunca mais deixará uma chance dessas passar. Fala sério, depois de tudo isto, tem como não ficar do lado de Jimmy?



CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se você é fã de "Breaking Bad", assistir "Better Call Saul" é uma obrigação. Obviamente são duas séries com abordagem e temática muito diferentes (não tente compará-las), mas elas se complementam. Se você nunca viu "Breaking Bad", nada te impede de assistir "Better Call Saul", porém, você não absorverá 100% daquilo que a série deseja passar. Isto não implica na compreensão da história, uma vez que ela é muito bem contada, mas pode gerar algumas dúvidas em pequenos detalhes. Voltando a falar da série, Se o roteiro, a produção e a fotografia foram um dos pontos fortes por tornar "Breaking Bad" uma série tão famosa, encontramos estes mesmo elementos aqui novamente. É bom ver que "Better Call Saul" conseguiu seguir o seu próprio caminho, principalmente na carga dramática. A série começa um pouco tímida, mas a partir do quinto episódio demonstrar um crescimento, o que nos deixa ansiosos para a sua continuação, que será lançada em 2016. Todos os elementos aqui presentes contribuíram e muito para a formação da personalidade de Saul Goodman, como podemos perceber no desfecho da temporada.

NOTA
★★★★☆

0 Comments:

Postar um comentário

Notas

Tudo o que é analisado aqui no blog, no final recebe uma nota, que varia de 1 a 5:
★☆☆☆☆
★★☆☆☆
★★★☆☆
★★★★☆
★★★★★
Tecnologia do Blogger.