FICHA TÉCNICA
Estúdio: Downtown Filmes
Diretor: Helvécio Ratton
País de Origem: Brasil
Ano: 2007
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "Batismo de Sangue".
Diretor: Helvécio Ratton
País de Origem: Brasil
Ano: 2007
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "Batismo de Sangue".
"Batismo de Sangue" é um filme brasileiro dirigido por Helvécio Ratton e lançado em 2007 nos cinemas. O filme se passa em São Paulo na década de 1960, época da ditadura militar brasileira. O núcleo central do filme gira em torno dos frades dominicanos, que faziam fortes resistências à ditadura.
Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). O filme mostra todo o cuidado que os grupos contra a ditadura tinham que ter em suas reuniões, e até mesmo fato das pessoas nunca usarem seu nome verdadeiro, mas sim um nome de guerra.
Com a polícia em cima, a ALN vê um de sues líderes ser morto pelos policiais com inúmeros tiros, os freis serem presos e acusados de traírem a pátria e a igreja. Somente Frei Tito é liberado junto com outros presos políticos em troca de libertarem o embaixador suíço. Frei Tito se exila na França, onde acaba suicidando-se (sendo essa a primeira e última cena do filme).
"Batismo de Sangue" apresenta fortes e várias cenas de tortura, que cumprem o objetivo de impressionar o público. Algumas atuações deixaram a desejar, mas no geral o elenco conseguiu se comportou bem. Em alguns momentos do filme, os personagens acabam se misturando, uma vez que uns ganham bem mais destaques do que outros, ai você fica na dúvida se aquele é realmente fulano.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sem dúvidas algumas "Batismo de Sangue" consegue retratar muito bem esse período da história do Brasil. O ponto forte do filme sem duvidas alguma são as cenas de tortura. O que realmente pode incomodar é essa possível troca de personagens, o que acaba comprometendo a compreensão do enredo do filme; e a atuação fraca de alguns atores. Um pouco de história ajuda bem a compreender melhor o filme.
NOTA
★★★★☆
0 Comments:
Postar um comentário