sábado, 7 de março de 2015

Análise da série "The Walking Dead" - Quarta temporada


FICHA TÉCNICA
Emissora de TV: AMC
País de Origem: Estados Unidos
Ano: 2013
Gênero: Drama, terror
Classificação: 16 anos

ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "The Walking Dead", caso não queira lê-los, pule para as considerações finais.

Após a perda de vários sobreviventes em Woodbury, a vida segue na prisão, onde Rick e seu grupo continuam instalados junto com alguns antigos moradores da cidade comandada pelo Governador. Como estão em um local seguro, para facilitar a alimentação foi criada uma horta e um chiqueiro com porcos no pátio do presídio, ambos são cuidados por Rick, que renunciou sua liderança para dar um melhor exemplo para Carl.

Tudo estava indo muito bem, mas o grupo foi surpreendido por uma epidemia de gripe, que se não for tratada a tempo, é letal. Além do vírus da gripe, constantemente o grupo enfrenta problemas com zumbis nas cercas,além das ocasiões em que os caminhantes conseguem ter acesso à prisão. O grupo se vê então obrigado a procurar remédios em uma faculdade veterinária da região. Hershel resolve arriscar sua vida para tratar dos doentes. Durante a epidemia, várias pessoas do grupo morrem, inclusive um médico que morava em Woodbury. Carol mata dois doentes com a intenção de tentar parar a propagação da doença. A atitude deixou várias pessoas chocadas, e quando foi descoberta a autoria de Carol, Rick se viu obrigado a expulsá-la do grupo.

O Governador retorna a Woodbury e coloca fogo em toda a cidade. Ao encontrar novas pessoas, o Governador passa a assumir uma nova identidade, Brian Heriot, que chega até mesmo a ajudar alguns sobreviventes, que posteriormente se unem a ele. Em uma armadilha, Brian acaba reencontrando algumas pessoas do seu antigo grupo, ficando juntos novamente em um acampamento. Após algumas desavenças, Brian mata os antigos membros do seu grupo (que controlavam o acampamento) assumindo então o controle do local. Brian insinua que o local ideal para o grupo viver em segurança é a prisão, e sugere ao eles podem tomá-la sem violência.

Brian captura Hershel e Michonne na floresta para usá-los como reféns. O grupo na prisão é surpreendido por um estrondo. Rick tenta negociar com o Governador, sugerindo que ambos os grupos podem viver na prisão. O Governador então pega a espada de Michonne acerta o pescoço de Hershel na frente de todos. Inicia-se então os ataques. No meio do tiroteio, Michonne consegue escapar, mas o governador encontra Hershel e termina de executá-lo. Em um ataque corporal entre Rick e o Governador, Michonne apunhala pelas costas o Governador.

No meio de toda a confusão, o grupo acaba separando-se. Rick e Carl ficam temporariamente em uma casa, sendo encontrados por Michonne mais tarde. Beth e Daryl na tentativa de reencontrar o grupo, veem duas crianças da prisão sendo devoradas por zumbis. Tyreese viaja com Lizzie, Mika e Judith, e posteriormente encontra com Carol; vendo uma placa do Terminus, decidem seguir para o local. Enquanto isso, Maggie, Sasha e Bob encontram o ônibus da prisão parado na estrada e todos os seus passageiros mortos e transformados; Maggie sente um alívio por não encontrar Gleen ali.

Gleen se junta a Tara, e andando em uma estrada encontram com um caminhão, de onde descem três pessoas: Abraham, Eugene e Rosita. Os dois são acolhidos pelo pequeno grupo. Abraham diz que eles precisam levar Eugene para se encontrar com outros cientistas em Washington, porque ele sabe o que causou o apocalipse. Rick, Carl e Michonne chegam a uma linha de trem, onde encontram a mensagem "Santuário para todos. Comunidade para todos. Aqueles que chegam, sobrevivem.". Maggie, Sasha e Bob encontram outra placa do Terminus (o santuário), e Maggie deixa ali uma mensagem para Gleen. Beth é sequestrada por um misterioso carro preto com uma cruz branca no vidro. Sozinho, Daryl acaba se unindo a um grupo de saqueadores.

Carol, Tyreese e as crianças seguem caminho para o santuário. Lizzie, que não entendia muito bem o que estava acontecendo com o mundo, mata sua irmã Mika, dizendo que ela ia voltar, e insinua que a próxima vítima seria Judith. Carol se vê obrigada a matar Lizzie. Mais tarde ela revela o feito para Tyreese, e confessa os dois assassinatos na prisão. Ela põe uma arma na mão de Tyreese e pede para que ele faça o que tem que ser feito. Tyreese não faz nada, apenas diz que não irá esquecer os acontecimentos. Ele junto com Carol e Judith continuam o caminho para o Terminus.

Gleen encontra a mensagem Maggie na placa, próximo a um túnel. Abraham diz que é um risco enorme entrar lá, podendo colocar a vida de Eugene em risco. Glenn e Tara seguem o caminho, mas encontram um grande número de zumbis no túnel. Ao tentar fugir, a perna de Tara fica presa, e então uma luz ilumina o local: eram Maggie, Bob e Sasha juntos com o grupo de Abraham, salvando a vida dos dois. Eugene convence Abraham, e todo o grupo vai ao Terminus. Chegando ao local, são recepcionados por uma mulher que os oferece algo para comer.

Após varias confusões com o grupo de saqueadores, Daryl é impedido de seguir sua jornada sozinho. O grupo de saqueadores está atras de um homem (Rick) que matou um de seus membros. O grupo consegue encurralar Rick, Carl e Michonne; ao ver quem eram as pessoas, Daryl diz que são do bem, e acaba sendo espancado. Rick mata um dos membros mordendo e arrancando a artéria do seu pescoço; Michonne mata os homens que estão batendo em Daryl. Os quatro retornam para os trilhos, e chegam ao Terminus, mas antes de entrar, Rick decide enterrar sua mala com armas e munições. Ao chegar no local, são recebidos por Gareth e Alex. Alex apresenta o local para Rick, que vê algumas pessoas usando objetos conhecidos de Glenn e Maggie e então ataca Alex. Um tiroteio começa, mas Rick é encurralado, e acaba entregando-se. Os quatro são levados para um vagão, onde encontram Glenn, Maggie, Sasha, Bob, Tara, Abraham, Eugene e Rosita sendo mantidos como prisioneiros. A temporada se encerra com Rick dizendo para seu grupo que eles estão mexendo com as pessoas erradas. Vale ressaltar que Carol, Tyreese e Judith ainda não chegaram no local. Qual será o futuro do grupo?


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Novos desafios sempre aparecem, e num apocalipse zumbi, os caminhantes podem não ser a maior ameaça do mundo. A quarta temporada de "The Walking Dead" segue firme com seu enredo dramático, mostrando mais de que nunca sofrimento psicológico dos personagens. Cenas de ação continuam muito presentes, e o suspense aumenta muito da metade para o fim. O final da quarta temporada é de longe mais intrigante que qualquer um dos anteriores, despertando uma enorme curiosidades para saber quais serão os próximos acontecimentos.

NOTA
★★★★☆

0 Comments:

Postar um comentário

Notas

Tudo o que é analisado aqui no blog, no final recebe uma nota, que varia de 1 a 5:
★☆☆☆☆
★★☆☆☆
★★★☆☆
★★★★☆
★★★★★
Tecnologia do Blogger.