sábado, 23 de maio de 2015

Análise da série "Breaking Bad" - Quinta temporada


FICHA TÉCNICA
Emissora de TV: AMC
País de Origem: Estados Unidos
Ano: 2012 e 2013
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos

ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "Breaking Bad", caso não queira lê-los, pule para as considerações finais.

Depois de eliminar todas as evidencias que o vinculava à morte de Gustavo Fring, Walter White quer retomar a produção metanfetamina; ele e Jesse acabam convencendo Mike a ser sócio no negócio. Como não há mais um laboratório fixo, o novo plano é montar um móvel. Para isso, Walt cria uma empresa de dedetização, a "Vámonos Pest", enquanto as casas de seus clientes são isoladas para realizar todos os procedimentos de dedetização, lá dentro é montado um laboratório onde Walt e Jesse produzem o cristal azul. Mike cuda da distribuição da droga, mas não confia em Lydia, uma executiva da Madrigal Electromotive e fornecedora da metilamina utilizada na produção. Skyler tira os filhos de casa quando vê que o marido continua envolvido na produção as drogas.

Jesse e Mike roubam um trem de metilamina, junto com Todd, um empregado da "Vámonos Pest". Uma criança vê a ação do grupo, e Todd acaba disparando um tiro contra ela. Horrorizado com a crueldade de Todd, Jesse resolve deixar o negócio, junto com Mike, que está sendo investigado por Hank e o DEA. Cada um deles decide vender a sua parte da metilamina a Declan, um outro produtor de metanfetamina, mas Walt nega vender a sua parte. Walt então faz um acordo de distribuição com Declan, e negocia uma indenização  para Mike, já que este mantém vários empregados de Gus em silêncio, pagando-os para que eles não digam nadas para as autoridades. Quando Mike se nega a dar o nome destas pessoas, Walt tem uma atitude impulsiva e acaba matando-o. Walt então contrata Todd para ser seu ajudante no laboratório. Walt obtém o nome dos ex-funcionários de Gus com Lydia, e organiza a morte de todos junto com Jack, tio de Todd. Lydia passa a distribuir a droga de Walt na República Checa, fazendo com que ele ganhe uma enorme quantia em dinheiro.

Skyler já não estava mais conseguindo fazer a lavagem do dinheiro e convence o marido a parar com o negócio. Em uma confraternização na casa de Walt, Hank encontra no banheiro um livro que está dedicado a "W.W." de "G.B."; Hank acaba relembrando uma conversa que teve com o cunhado e sabendo que G.B. são as iniciais de Gale Boetticher, acaba deduzindo que Walt é Hiesenberg. Furioso Hank deixa a casa de Walt. Hank posteriormente se encontra com Skyler e pede para que ela grave uma confissão, porém Skyler se nega. Marie acaba tomando conhecimento da profundidade que a irmã tem no negócio de Walt. Declan estava fornecendo a metanfetamina para Lydia, mas esta se vê insatisfeita com a qualidade do produto. Lydia procura Walt, e após diversas tentativas frustadas de recolocá-lo na ativa, arma uma emboscada onde mata Declan e seus comparsas, colocando Todd como seu novo cozinheiro. Lydia se mostra insatisfeita com a droga produzida por Todd, mas ele promete melhorar.

Walt se reúne com Jesse e Saul no deserto, e oferece dinheiro para que Jesse abandonasse a cidade e assumisse uma nova identidade. Jesse concorda, mas logo descobre que na verdade foi Walt que envenenou Brock, e não Gus. Jesse então passa a colaborar com Hank para que ele capture Walt. Jack faz um acordo com Walt para que ele cozinhe pela última vez e ensine a Todd toda a fórmula. Jesse manda uma foto de um barril idêntico aos que Walt enterrou seu dinheiro no deserto junto com uma proposta: ou Walt se encontra com ele no local onde o dinheiro está enterrado, ou ele queimará todos barris com a grana. Walt vai rapidamente para o local, e ao perceber a farsa, liga para Jack pede que seus homens se desloquem para o local e matem Jesse. Quando Hank e Steve Gomez chegam ao local com Jesse, Walt liga para Jack cancelando o serviço e se entrega a Hank. Quando Walt esperava, já algemado, Jack e seu grupo chegam ao local e ameaçam atirar em Hank e Gonez. Sem poder fazer nada, Walt vê o grupo matar Gomez. Walt então implora para que eles não matassem Hank e em troca daria a localização do seus barris de dinheiro, onde tinha US$ 80 milhões. Depois que os homens de Jack desenterram todos os barris, eles matam Hank e deixam Walt com apenas um barril. Walt então pede para que eles matem Jesse, mas Todd ordena que eles apenas o capturem, para que possam saber tudo o que ele disse para o DEA.

Marie acusa Skyler de estar dando custódia para Walt. Bolando um plano Skyler grava um video junto com Walt, onde ele "confessa" que era cozinheiro de metanfetamina por obrigação de Hank, colocando a culpa em Hank por todos os atos feitos por ele. Skyler depois decide se livrar do vídeo. Skyler conta toda a verdade para Walter Jr. sobre o esquema que seu pai se envolveu. Skyler então volta para a casa com os filhos, e se depara com Walt empacotando tudo; Skyler pede explicações, mas Walt afirma que não tem nada para dizer. Skyler então deduz que Hank foi assassinado, pega uma faca, corta a mão de Walt; os dois começam a brigar. Walter Jr. separa os pais e chama a polícia, mas Walt foge. Desesperado, Walt liga para Saul e pede o contato que lhe daria uma nova identidade e moradia; ele estão se muda para New Hampshire. Saul também se vê obrigado a abandonar a cidade, fazendo contato com esta mesma pessoa para que possa assumir uma nova identidade em um novo local. Todd e seus companheiros ameaçam Skyler dizendo para que ele não diga nada que sabe sobre Lydia para a polícia. Todd mantém Jesse preso obrigando-o a produzir o cristal azul. Jesse tenta fugir, mas Todd descobre e mata Andrea na sua frente, e ameça matar Brock também se ele não os obedecesse.

Exilado em New Hampshire, Walt tenta fazer contato com Walter Jr., mas só é ofendido pelo filho, que acredita que Walt matou Hank. Walt então liga para polícia, mas após ver uma matéria na TV com Elliot e Gretchen onde eles dizem que Walt só ajudou a criar o nome da empresa, abandona o bar antes que a polícia chegue. Walt rouba um carro e retorna para Albuquerque. Usando sua inteligência, consegue armar um plano para entrar na residência de Elliot e Gretchen; com a ajuda de Skinny Pete e Badger ameaçam o casal. Walt pede que eles entreguem o resto do seu dinheiro para seus filhos, em forma de doação. Tomando conhecimento que a metanfetamina azul segue sendo vendida nas ruas, Walt deduz que Jesse ainda está vivo.

Walt se reúne com Tod e Lydia e lhes propõe um negócio; Lydia se vê interessada, mas não deseja mais fazer negócio com Walt. Sem que Lydia desse conta, Walt põe ricina no seu chá, o que causa a sua morte. Waltt cria uma arma automática e a esconde no seu carro.  Mais tarde, Walt se reencontra com Jack, e diz que Jesse está vivo; Jack então revela que ele agora é seu sócio. Jack dá uma ordem tirem Jesse do laboratório em que estava preso. Walt então empurra Jesse no chão para que possa ativar a arma e proteger Jesse da invenção que havia construído: uma pistola automática, que acaba matando todos. Depois que todos morreram, Jesse se dá conta que Todd ainda está vivo e enforca-o. Walt vê Jack agonizando no chão, que acaba implora para que Walt não o mate, prometendo lhe dizer a localização do seu dinheiro. Sem pensar, Walt dispara contra Jack. Ao sair do lugar, Jesse se despede de Walt pega o carro de Todd e vai embora. Walt havia recebido um tiro no abdômen e decide ficar no laboratório de Todd. A cena final de "Breaking Bad" mostra Walt morto no chão do laboratório, enquanto a polícia vai chegando no local.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se as outras temporadas de "BrBa" já eram excelentes, o que dizer desta? A série ganhou  um final digno da sua grandeza, encerrando a história de Jesse e Walt.  A história de "Breaking Bad" é tão boa, que ao assistir o último episódio, logo vem a sensação de quero mais, não pelo fato de deixar um final aberto, o que não acontece aqui, mas sim pelo envolvimento que criamos com a trama. Os méritos por toda essa grandiosidade ficam por conta do criador da série, Vince Gilligan, e por todo o elenco que têm uma atuação impecável. Assim como Vince Gilligan disse em uma entrevista, "Breaking Bad" acabou na hora em que tinha que acabar, talvez se tivessem esticado mais a história da série, ela acabaria se tornando cansativa. Digo com toda certeza que cada segundo passado em frente a TV assistindo a série valeu e muito a pena! Fica aqui uma mensagem para as pessoas que pensam em se envolver no mercado das drogas: sera que vale realmente a pena?

NOTA
★★★★★

0 Comments:

Postar um comentário

Notas

Tudo o que é analisado aqui no blog, no final recebe uma nota, que varia de 1 a 5:
★☆☆☆☆
★★☆☆☆
★★★☆☆
★★★★☆
★★★★★
Tecnologia do Blogger.