domingo, 24 de maio de 2015

Análise da novela "O Rebu"


FICHA TÉCNICA
Emissora de TV: Globo
País de Origem: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Suspense, drama, romance
Classificação: 14 anos

ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "O Rebu", caso não queira lê-los, pule para as considerações finais.

O Rebu é um remake produzido pela Rede Globo para  a faixa das 23 horas. A novela  foi escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg, com colaboração de Charles Peixoto, Flávio Araújo, Lucas Paraízo e Mariana Mesquita e contou com apenas 36 capítulos. Toda a sua história se passa em dois dias: sendo o primeiro a noite da festa e do crime, e o segundo os das investigações policiais. No meio disso, lembranças dos personagens podiam remeter a casos do passado, mas quase toda a história da trama se prendia aos dois dias anteriormente citados.

Angela Mahler e Carlos Braga, "amigos" de negócios, resolveram promover a festa do ano, onde compareceriam somente pessoas a alta sociedade, mas uma história estava circulando na mídia: Angela teria conseguido provas que incriminariam Carlos e o colocaria na cadeia! Apesar da denúncia feita por Angela, os dois comportavam-se como grandes amigos na frente dos convidados.
Enquanto Angela e sua advogada Gilda fizeram de tudo para manter o dossiê em um local seguro, Braga e seu advogado Bernardo fazem de tudo para tentar por as mãos no documento que deverá ser entregue logo à justiça. No meio desta confusão, está Bruno Ferraz, um ambicioso profissional de Tecnologia da Informação que trabalhou na empresa do Braga e posteriormente mudou-se para a de Angela, ele foi o principal responsável por conseguir as provas contra o Braga. Braga é capaz de pagar um valor altíssimo para ter o dossiê em mãos!

Enquanto a festa acontece, alguém mata o Bruno e joga seu corpo na piscina. O corpo é encontrado por Roberta, organizadora da festa, que logo avisa Angela sobre o que viu. O número de suspeitos é enorme, são várias pessoas tinham bons motivos para quer ver Bruno morto. O delegado Pedroso e a inspetora Rosa terão muitos trabalhos pela frente. Para pior todo o trabalho, o dossiê é roubado, e algumas joias são roubadas, e Angela Mahler sofre um atentato na manhã do dia seguinte. Suspeitos não faltam: um penetra conseguiu entrar na festa (Alain), os cozinheiro do chefe Pierre são ex-presidiários, um dos convidados tem problemas mentais (Oswaldo), sem esquecer claro o enigmático perfil de cada um dos ricaços presentes.

Bruno namorava com Duda, a filha de criação de Angela (que não aprovava este relacionamento) e era amante de Gilda, que é casada com Bernardo. Todos os suspeitos são interrogados pelo delegado Pedroso, acompanhado pela inspetora Rosa, com quem já teve um envolvimento pessoal. Rosa é uma pessoa muito observadora, e fica atenta as atitudes dos suspeito, principalmente aos comentários feitos nas redes sociais durante a noitada com fartura de bebidas.

Angela e Duda são as responsáveis pela morte de Bruno. Duda pegou um troféu e quebrou na cabeça de Bruno e na sequencia tranca o jovem em um freezer. Duda conta to acontecido para Angela que vai até o local; ao perceber que Bruno estava vivo e pedindo socorro, Angela diminui a temperatura do freezer, o que acaba causando a morte por hipotermia. Após isso, Duda e Angela retiram o corpo de Bruno do freezer e o atira na piscina. Nas investigações, Pedroso e Rosa conseguem incriminar apenas Duda, houve falta de provas para juntar Angela ao esquema. Pedroso e Rosa ficam juntos e Gilda e Bernardo retomam o casamento. A cena final acontece quando todos os convidados e a equipe policial já estão fora da mansão de Angela. A milionária é atingida por um tiro no peito quando estava próxima a uma enorme janela de vidro. O tiro foi disparado por Severino, que foi pago por Braga para matar a "amiga".


CONSIDERAÇÕES FINAIS
O suspense em "O Rebu" é contagiante. A novela mescla durante todo o tempo cenas da festa, acontecimentos antes da festa, e a investigação policial e os acontecimentos pós-festa; pode parecer algo confuso, mas que na prática deu muito certo. O que esperar de um elenco recheado de estrelas da teledramaturgia brasileira? Atuações impecáveis, que contribuíram e muito com a grandiosidade da novela (que mais se parece um seriado). Por se tratar do remake de uma novela produzida em 1974, que contou com mais de 100 capítulos, muitas adaptações tiveram que ser feitas; a Rede Globo acertou em cheio ao modernizar a trama, apelando principalmente para os comentários nas redes sociais. Outra coisa que eu não posso deixar passar em branco é a direção de arte e fotografia, que entregaram belíssimas cenas ao telespectador. A Globo definitivamente entregou um produto de altíssima qualidade que nós brasileiros ultimamente não estamos acostumamos ver na nossa TV aberta.

NOTA
★★★★★

0 Comments:

Postar um comentário

Notas

Tudo o que é analisado aqui no blog, no final recebe uma nota, que varia de 1 a 5:
★☆☆☆☆
★★☆☆☆
★★★☆☆
★★★★☆
★★★★★
Tecnologia do Blogger.