quarta-feira, 16 de julho de 2014

Análise da novela "Duas Caras"


FICHA TÉCNICA
Emissora de TV: Globo
País de Origem: Brasil
Ano: 2007
Gênero:Ação
Classificação: 14 anos

ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "Duas Caras".

"Duas Caras" é uma novela do autor Aguinaldo Silva, e sua história é dividida em fases. A primeira fase, conta a história de Juvenaldo, que morava com o pai e mais dez irmãos em uma favela no estado Pernambuco. Sem condições de sustentar a família, o pai vende o garoto para Hermógenes Rangel, que rebatiza o de Adalberto.

Após uma pequena passagem de tempo (segunda fase), Adalberto já adulto, quer ganhar sua própria fortuna, então aplica um golpe em Hermógenes e foge com todo o seu dinheiro. Tempos depois, Adalberto vê um acidente de carro, vai até o local e junto com o casal morto, encontra uma mala cheia de dólares; Adalberto vai ao encontro da filha do casal morto (Maria Paula), inventa a mentira que seu pai antes de morrer pediu que ele cuidasse de sua filha, casa-se com ela, aplica um golpe e leva todo o dinheiro da moça. Adalberto faz então plásticas, muda o visual e assumi uma nova identidade: Marconi Ferraço. Agora rico, Ferraço abre seus próprio negócio: uma construtora civil, e compra uma outra construtora quase falida, a GPN. Os empregados da construtora falida, sem casa, negam-se a deixar o local, e, com o apoio do chefe de segurança Juvenal Antena, fundaram a Favela Portelinha em um terreno próximo a antiga obra da GPN. Juvenal vira uma espécie de líder, e comanda a comunidade, não permitindo drogas nem violência. Ferraço e Juvenal no decorrer da trama, enfrentam-se judicialmente e moralmente pelo local onde a favela foi construída. Maria Paula muda-se para São Paulo com seu filho pequeno disposta a recomeçar sua vida.

Chegamos então a terceira fase: dez anos se passaram, Maria Paula, agora nutricionista, é convidada a trabalhar no Rio de Janeiro, e coincidentemente vê uma reportagem com Ferraço na TV, e descobre que o ex-marido mora no Rio, e decide vingar-se dele. Ferraço agora estava interessado em conquistar a milionária Sílvia. No dia do seu casamento, Maria revela a falsa identidade assumida pelo ex-marido e relata a existência de um filho entre eles. Ferraço com a cumplicidade de Sílvia se aproxima do filho, para evitar que a ex-mulher coloque-o na cadeia, porém, acaba desenvolvendo um afeto pelo garoto. Após fazer uma vasectomia, Ferraço faz com que um ódio se desenvolva em Sílvia, que passa a odiar o garoto.

A novela então passa por uma reviravolta: Silvia totalmente desequilibrada tenta matar o filho de Maria Paula, que é salvo por Ferraço. Ferraço rompe o relacionamento com Sílvia e casa-se novamente com Maria Paula. Sílvia ainda tenta matar Maria Paula, porém Ferraço entra na frente e recebe o tiro. Em um dos últimos capítulos, Sílvia sequestra o filho de Ferraço, descoberta pela polícia, foge, e então é atropelado por um milionário, com quem vai para a França. Maria Paula convence Ferraço confessar seus crimes para a polícia, ficando dois anos preso. Ao ser libertado, Marconi descobre que Sílvia vendeu todos os seus bens e partiu com um filho para um destino desconhecido. Lamentando-se, Ferraço recebe um telefonema de Maria Paula, indagando-o como ele sele se sentia após ter sido roubado; em seguida a mulher revela ter deixado para ele uma passagem com destino ao Caribe. Ferraço viaja para o local, onde se reencontra com a esposa e o filho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Paralelamente a história dos personagens principais e suas famílias, a favela Portelinha ganha grande destaque na trama, mostrando o dia-a-dia das pessoas que ali viviam, assim como suas histórias. Os personagens foram muito bem construídos ao longo da trama, aliados a ótima interpretação dos atores.

NOTA
★★★★☆

0 Comments:

Postar um comentário

Notas

Tudo o que é analisado aqui no blog, no final recebe uma nota, que varia de 1 a 5:
★☆☆☆☆
★★☆☆☆
★★★☆☆
★★★★☆
★★★★★
Tecnologia do Blogger.