FICHA TÉCNICA
Emissora de TV: Globo
País de Origem: Brasil
Ano: 2008
Gênero: Suspense, Mistério, Drama
Classificação: 12 anos
ALERTA: O texto a seguir possui detalhes reveladores do enredo de "A Favorita".
"A Favorita" é uma novela escrita por João Emanuel Carneiro para o horário de novelas das 21 horas da Globo, e contou o o embate entre Donatela e Flora, que foram grandes amigas no passado. A história de Flora e Donatela é antiga, Donatela perdeu os pais quando ainda era criança, então foi adotada pelo bondoso Pedro, pai de Flora. Criadas em um ambiente humilde, as duas chegaram até mesmo a formar uma dupla sertaneja: "Faísca e Espoleta", que fizeram um certo sucesso, sendo guidas pelo empresário Silverinha, que explorava o trabalho da dupla e ficava om grande parte do seu cachê. A parceria teve fim quando as duas conheceram os amigos Marcelo e Dodi. Donatela se casou com Marcelo (filho de Irene e Gonçalo), e Flora com Dodi, um homem pobre que trabalhava na firma de Gonçalo.
A felicidade de Donatela e Marcelo durou muito pouco. O primeiro filho do casal, Mateus, foi sequestrado com seis meses de idade e nunca mais apareceu. A partir daí, o casal passou a se desentender com frequência. O casamento de Flora durou pouco, ela logo se separou de Dodi, e, algum tempo depois, teve um caso com Marcelo, de quem engravidou, dando à luz Lara, abalando ainda mais o casamento de Donatela, e também o relacionamento das duas amigas. No auge da crise, Marcelo é assassinado, e Flora é presa em flagrante. Lara, na época, tinha três anos de idade.
A trama teve início com Flora deixando a prisão após cumprir a pena de 18 anos pelo assassinato de Marcelo Fontini. Flora está disposta a provar para todos que é inocente acusando Donatela de ter cometido o crime e de estar interessada na fortuna da família Fontini. Agora que está livre, Flora está disposta a se reaproximar de Lara (filha de Marcelo, de quem se tornou amante), sendo ela a única herdeira de um império de papel e celulose e está no centro da disputa entre as duas personagens.
Donatela por sua vez argumenta que Flora sempre teve inveja sua, casou-se com Doidi apenas para ficar perto de seu marido, e assassinou Marcelo após perceber que ele não iria romper seu casamento. No dia do crime, Donatela diz ter saído de casa, más retornou ao lembrar que tinha marcado hora com sua manicure Cilene. Chegando na casa, presenciou Flora atirando em Marcelo, as duas iniciaram um embate, já que Donatela afirma que Flora também iria matá-la. Quem pôs fim na luta foi Celine, que imobilizou Flora. Na briga, as duas deixaram suas impressões digitais na arma do crime. Donatela afirma que ela e Dodi foram vítimas de Flora.
18 anos depois do acontecimento, Donatela se casou com Doidi, e vive no rancho de Gonçalo, e quer evitar que Flora reaproxime-se da mãe. Silverinha além de mordomo da casa é confidente de Donatela. Pedro apoia Donatela, e diz que sua filha biológica é um perigo. Gonçalo acolheu Donatela em sua casa após ela se dispor a cuidar de sua neta. Sua mulher Irene sempre teve um pé atrás com Donatela, julgando-a ser fútil. Donatela, realmente, é tida por todos como uma perua arrogante e
consumista. Seus modos rudes contrastam com o ar angelical e sofredor de
Flora. Esta insiste na afirmação de que Donatela é falsa.
Flora rebate os argumentos de Donatela, favorecendo o seu lado, afirmando que a ex-amiga foi quem deu o golpe nela e em Marcelo, afirmando que Donatela e Dodi sempre tiveram um relacionamento. O fato é que a saída de Flora da prisão provoca grandes mudanças na vida dos Fontini. Donatela descobre que Doidi a traia com com outras mulheres e que estava roubando dinheiro da empresa, e põe fim no seu casamento. Em seu caminho aparece o jornalista investigativo Zé Bob, que também tem um laço com Flora, e ironicamente o sedutor jornalista acaba sendo disputado pelas duas. Flora consegue uma aliada importante: Irene, que é a favor que Lara se reaproxime de sua mãe biologia. Assim como o público, Zé Bob e Lara não sabem em quem acreditar.
A resposta de quem era quem veio em uma das melhores cenas da novela: após Donatela ameaçar matar Flora com um revólver, o público conhece a verdade, a vilã se revela. Flora enfrenta
Donatela e diz que ela nunca teria coragem de atirar, porque a
verdadeira assassina ali é ela. A falsa
doçura de Flora enganou todos os telespectadores. Do começo até esta parte, o autor deu o nome de primeiro ato.
O segundo ato tem início com um plano conjunto de Flora, Silverinha e Dodi. Flora atrai Donatela até um galpão, onde mata Dr. Salvatore. Flora faz com que Zé Bob encontre a rival no local do crime, com a arma na mão. Mesmo afirmando não ter visto Donatela atirar, o depoimento de Zé Bob é decisivo. Donatela é presa tentando fugir do país, e passa maus momentos na prisão, onde Flora tem comparsas. Mas ela também não é boba, junto com una amiga que fez na prisão, elas conseguem forjar a falsa morte de Donatela, atraindo fogo em sua cela. Donatela sai da prisão trocando identidade. Todos pensam que Donatela está morta.
O terceiro ato começa com a saída de Donatela da prisão. Ela vai se esconder em um sítio e de lá começa a juntar provas para incriminar de vez Flora. Enquanto isso, Flora tenta matar Dodi, incendiando sua casa, porém ele surpreende a vilã e fica com ela na palma da mão, já que possui um DVD mostrando Flora matando o Dr. Salvatore. Lara começa namorar Halley, filho de Cilene e Silveirinha (mas na verdade, Halley é o filho de Donatela e Marcelo). Ao descobrir o namoro, Cilene fica desesperada, e recebendo ameaças de Flora e Dodi, ela então escreve uma carta contando toda a verdade sobre Flora, Dodi e Silveirinha.
Halley conheceu Lara quando foi contratado para ser segurança de Gonçalo. Ao descobrir ser filho de Donatela, Halley fica desesperado, porque já estava quase noivo de Lara. A carta escrita por Cilene acaba caindo nas mãos de Dodi. Nessa altura, Zé Bob já sabia que Donatela estava viva, e começa a ajuda-la. Donatela descobre a existência do DVD; ela então invade a casa de Dodi, rouba o DVD e entrega para Pedro. Ele vai até a a casa de Gonçalo, diz que tem a prova que incriminaria Flora pelo assassinato de Salvatore, porém os DVDs foram trocados, e o que aparece na TV é um programa infantil. Flora ainda arma para cima de seu pai, e ele vai parar no hospital. Zé Bob tem acesso a carta de Cilene e a entrega para Donatela.
Gonçalo descobre que Dodi pode possui o suposto DVD, e oferece a ele uma boa nota. Ao certificar-se que ele possuía o DVD, Gonçalo arma uma forma de ficar sozinho em casa com Flora. Simulando um falso jantar, ele diz que já sabia de tudo, que havia assistido o DVD e que iria desmarcará-la. Ela sai e vai até a casa de Dodi buscar o DVD. Flora com a ajuda de Silveirinha, suja toda a casa com um falso sangue. Ao retornar ao rancho, Gonçalo se depara com a armação, e morre de um ataque cardíaco (já que Flora havia trocado seus remédios por simples balas), ao pensar que a vilã havia matado sua mulher e sua neta (esta é outra cena incrível da novela). Flora quebra o DVD, e acaba com qualquer prova concreta contra ela. Com a família toda abalada, Flora assume o comando do Grupo Fontini.
Zé Bob vai atrás de Lara e conta para ela que Donatela está viva. Donatela conta para Lara que ela não é filha do Marcelo, e sim do Dodi. Lara só acredita quando escuta Flora falando mal dela e de sua família. Lara tem uma discussão feia com a mãe, dizendo tudo o que já sabia. Posteriormente revela também para a avó (Irene), más já era tarde de mais, Irene já havia assinado um documento beneficiando Flora. Lara leva a avó até o apartamento de Zé Bob e ela reencontra Donatela, mas não acredita em suas versões. Ao escutar Flora em uma conversa com Silveirinha criticando o fato de Irene gostar dela mesmo após ela ter matado o próprio filho, Irene corre até o apartamento de Zé Bob e pede perdão a Donatela.
Ao descobrir que Donatela está viva, Silveirinha vai atrás dela com o intuito de denunciá-la a polícia. Donatela arma um encontro entre ela, Silveirinha e a mãe de Silveirinha, que o impede de denunciar a Donatela. Com o apoio de Silveirinha, Flora vai parar em um teatro onde se apresentou no passado. Ao escutar a voz de Donatela e ver sua imagem em um espelho, Flora pensa que está ficando louca. Em uma longa conversa Flora logo descobre a farsa, porém Donatela consegue fugir. Revivendo o passado, Donatela acaba reconquistando a confiança de Flora, que mata Dodi após ele ameaçar ligar para a polícia e entregar sua ex-mulher. Donatela convence Flora a fazer um último show da dupla "Faísca e Espoleta", e com um "jogo de cintura", ela consegue com que Flora confesse todos os seus crimes, mas a vilã ainda consegue fugir. Na lua de mel de Donatela e Zé Bob, Flora aparece e atira no novo marido de Donatela.,Lara logo chega e impede que uma tragédia maior aconteça atirando na mãe. A novela termina com Flora retornando à prisão. Caso queiram saber (ou relembrar), o motivo de Flora ter matado Marcelo foi o fato dele ter descoberto que Lara não era sua filha.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
"A Favorita" sem dúvidas alguma é uma das melhores novelas dos últimos tempos. O que dizer de uma vilã que é capaz de sequestrar a própria filha? Flora coleciona uma lista de assassinatos e outras tentativas falhas, e devido a sua frieza e a forma como arquitetou seus planos, temos aqui uma das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira. João Emanuel Carneiro conseguiu apresentar uma trama totalmente revolucionária, que fugiu da mesmice graças as suas reviravoltas sensacionais. Um bom texto aliado as interpretações fantásticas principalmente dos personagens principais da novela, não poderia resultar em outra coisa a não ser sucesso, e que deixou muitas saudades.
NOTA
★★★★★
0 Comments:
Postar um comentário